consultoria em gestão
Através desse serviço realizamos diagnósticos e fazemos recomendações para ajudar nossos clientes a atingir, de modo sustentável, a excelência operacional, tendo sempre em vista a experiência do cliente final e o retorno para os stakeholders. Frquentemente, nossos clientes precisam de olhos de especialistas externos que os ajudem a aprimorar seus serviços, internos e externos.gerenciamento de projetos
O gerenciamento de projetos complexos, para ser bem sucedido, requer alta especialização. Cicero Ferreira e sua equipe receberam premiação internacional da IBM, por terem realizado, no Brasil, o melhor projeto das américas, concorrendo, inclusive, com projetos dos EUA. A Omega Consultoria utiliza metodologia alinhada ao PMBOK® e nossos profissionais têm muitos anos de experiência na condução e recuperação de projetos.coaching e mentoring
Nesse serviço, transferimos a executivos de nossos clientes, de forma personalizada, conceitos, métodos e experiência para implantar, com segurança, práticas relacionadas a business process management, change management, e shared services center. Em sessões de trabalho periódicas acompanhamos o desempenho em campo de nossos coachees e mentorandos.educação e desenvolvimento
Realizamos palestras e workshops em empresas, congressos e universidades nos temas business process management, change management e shared services center, trabalhando os desafios, desenvolvimento de conceitos, experiências e melhores práticas sobre o tema, e treinamento in-company de consultores internos em 'core consulting skills'.MELHORES PRÁTICAS EM OPERAÇÕES DE SERVIÇOS E GESTÃO POR PROCESSOS
Mais de 80% das empresas falham ao executar a estratégia. Um dos principais motivos é o desalinhamento do nível operacional em relação aos objetivos de negócio. Metodologias consagradas ajudam a resolver este problema, assegurando o correto desdobramento e monitoramento da execução da estratégia. Ajudamos nossos clientes a realizar um rápido diagnóstico e a identificar os gaps operacionais em relação à estratégia. Esses gaps são priorizados e transformados em ações estratégicas, que fazem parte de um roadmap com execução continuamente monitorada. O ritmo de evolução do nível de maturidade operacional também é definido. Dessa forma, é assegurado o alinhamento de toda a cadeia de valor à estratégia de negócio.
É através dos processos de negócio que as empresas entregam o valor para seus clientes e os processos não atingem alto desempenho por acaso. É necessário investir em seu desenho e aprimoramento contínuo a partir da visão do cliente. Atributos como automação (BPMS, inteligência artifical, robôs), produtividade, integração funcional, nível de interferência humana, tempo de ciclo, etc., precisam ser planejados considerando-se o processo em toda a sua extensão, de uma ponta à outra, ultrapassando as fronteiras funcionais. Também os riscos operacionais devem ser cuidadosamente analisados e mitigados. Além disso, para que a gestão de processo seja efetiva, bons indicadores de desempenho são essenciais. A Omega Consultoria tem domínio dos conceitos, métodos e ferramentas, e inúmeros cases, para conduzir seus clientes na melhoria de processos e adoção de melhores práticas de gestão por processos.
gestão da mudança
Projetos de melhoria de operações de serviços e de processos de negócio são essenciais e, geralmente, envolvem múltiplas áreas organizacionais e mexem com a zona de conforto das pessoasAs mudanças passaram a fazer parte do cotidiano das empresas. Nas palavras de Jack Welch: "Se a taxa interna de mudança for menor que a taxa externa, o fim está próximo". Nossos consultores possuem experiência na condução de mudanças organizacionais complexas e compartilham com os clientes metodologias (ex.: Change Leader's Roadmap, da empresa Being First, Oito Passos para a Transformação, de John Kotter) que cobrem todo o ciclo da mudança, indo da preparação dos líderes até a avaliação dos resultados, e passando pelo planejamento, comunicação, roadmap, mobilização, execução do plano de ação integrado, treinamento, análise de impactos e gerenciamento de stakeholders.
Shared Services Center
Mais de 90% das empresas listadas pela revista Fortune 100 possuem SSC
Shared Services Center (SSC), ou centro de serviços compartilhado (CSC), é sinônimo de eficiência operacional. A realização de mais de seis projetos de SSC credenciam a Omega Consultoria a ajudar seus clientes em todo o ciclo de uma operação de serviços dessa natureza. Da análise de viabilidade (Business Case) até a melhoria do nível de maturidade, passando pelo desenho e implantação, temos metodologia e experiência para acelerar o ciclo sem perda da qualidade.
transformação organizacional
Um programa de transformação organizacional requer métodos e competências específicas, uma vez que envolve dimensões tão diversas quanto, estratégia, cultura, inovação, desenho organizacional, pessoas, processos, tecnologia, poder, liderança, para mencionar apenas algumas. O Prof. Dr. John Kotter, da Harvard Business School, afirma que 70% dos esforços de transformação organizacional falham por não serem conduzidos da melhor forma. A Omega Consultoria dispõe dos métodos e da experiência para apoiar seus clientes em processos complexos de transformação organizacional.